quinta-feira, 7 de abril de 2011

Manifestação Contra o Fechamento do Ensino Regular Especializado do IBC

Dia 11/04.
Na Av. Pasteur, 350 - Urca
Rio de Janeiro.


Compareça. 
O IBC Não Pode Fechar! O Instituto é a pedra fundamental da inclusão da pessoa com deficiência visual no Brasil e nas Américas. Fechá-lo é pisar na história da inclusão no país. Defendê-lo é uma ação legítima de cidadania.

Exigimos do MEC soluções sérias para a questão da inclusão. Exigimos uma educação integral e íntegra. Que reconheça o modelo desenvolvido há 156 anos pelo IBC e que não o extirpa das instalações do IBC o Ensino Regular Especializado e o Atendimento aso Reabilitandos, o que seria um erro histórico.

Simplesmente matricular em escolas com estruturas muito inferiores ao modelo desenvolvido no IBC é nitidamente um plano do governo que não privilegia a QUALIDADE.

O Instituto Benjamin Constant sofre com o sucateamento da sua estrutura, sem a contratação de professores há anos. Isso demonstra os critérios de cortes de gastos públicos amplamente anunciado pelo governo. O dinheiro gasto em campanhas publicitárias que buscam iludir a população brasileira sobre o seu projeto de inclusão, em rede nacional de rádio e tv, ou em matérias de páginas inteiras em jornais e revistas, deveria ser aplicado na educação.

Proteger o ensino fundamental regular deste instituto é proteger uma parte importantíssima do patrimônio imaterial da educação em nosso país. É proteger a própria história da inclusão no Brasil, o segundo país a ter uma escola para cegos no mundo.

Você, deficiente ou não, que deseja aderir ao movimento do dia 11/04, compareça. Ou, mesmo de sua localidade, manifeste sua opinião, vista camisa preta.

Até lá!

4 comentários:

  1. O IBC e o INES são a pedra fundamental da inclusão no Brasil e nas Américas. Qualquer iniciativa de inclusão depois destes institutos vieram a reboque deste fato histórico. Fechá-las é pisar na história da inclusão do deficiente físico no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Não posso acreditar que tal absurdo esteja acontecendo,que a sociedade seja prejudicada,que os portadores de necessidades especiais terão seus direitos subtraídos em prol de objetivos que não são pertinentes a uma sociedade justa e humanitária.Que os governantes parem para pensar que eles têm que construir e não destruir o pouco que se tem conquistado para essa parcela da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. MEU NOME É VANIA SILVA DE SOUZA E SOU MÃE DE UMA CRIANÇA DEFICIÊNTE VISUAL CHAMADA HUGO DE SOUZA MOTA,6 ANOS DE IDADE.
    QUEREMOS A GARANTIA DO DIREITO DE ESCOLHER PELO MODELO DE EDUCAÇÃO MAIS ADEQUADO PARA NOSSOS FILHOS. QUEREMOS O DIREITO DE ESCOLHA SENHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO E COMPANHIA!!!
    SOU MÃE E ACHO QUE QUEM DECIDE PELA DIREÇÃO ONDE MEU FILHO DEVE SEGUIR SOU EU!
    O IBC SEMPRE FOI UMA ESCOLA INCLUSIVA E CAPAZ DE FORMAR SEUS ALUNOS EM PESSOAS GIGANTES.
    " NOSSA POLÍTICA ESTÁ VERGONHOSA, CADA VEZ PIOR, ESPERO QUE NÃO CONTINUEM A FECHAR OS OLHOS PARA NOSSA REALIDADE,POR QUE NÓS NÃO VAMOS DESISTIR NUNCA DESSA LUTA!

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me lisonjeada e vitoriosa por ter encabeçado este nobre MOVIMENTO em prol do não fechamento das escolas especiais federais IBC e INES situadas no Rio de Janeiro.
    Essa é a minha parcela nessa historia
    Darcy Lucena de Siqueira
    Ex-Presidente
    APAR/IBC

    ResponderExcluir